Desde 2002 no mercado de construção civil e reformas em geral.

(81) 9.8794-2230   Orçamento

O nosso Blog é um espaço para ajudar com dicas e notícias para todos os que estão passando por obras e reformas.

Blog - dicas & notícias

Facebook Whatsapp Twitter


Revestimento para sala: tipos, como escolher e dicas

09 Setembro | 2021



Porcelanato, laminado, madeira, gesso e a lista não para por aqui! Afinal, opções de revestimento para sala é o que não falta no mercado.

Mas com tantas opções a dúvida é saber qual escolher, não é mesmo? Pois não seja por isso! Esse post aqui está cheio de dicas para te ajudar nessa missão. Vem conferir.

Dicas para escolher o revestimento para sala

Instalação rápida e barata

Se você pretende fazer uma reforma rápida, barata e sem quebra quebra, então prefira materiais que não exijam mão de obra especializada e podem ser facilmente aplicados e removidos depois.

Um bom exemplo é o papel de parede, o tecido e o gesso em 3D. Esses materiais, inclusive, são ótimos para quem mora de aluguel e deseja renovar a decoração sem modificar as características estruturais do imóvel.

Facilidade de limpeza

Você precisa escolher o revestimento para sala tendo em vista também a facilidade de limpeza e manutenção.

Esse fator pode variar dependendo do seu estilo de vida e das características da sua casa. Por exemplo, se a sua sala está integrada com a cozinha pode ser que ela receba vapores de água e gordura, dificultando a limpeza.

Mas, de modo geral, se a intenção é optar por algo fácil de limpar, então a dica é apostar em revestimentos lisos, sem texturas.

Materiais atemporais

Outra dica importante, especialmente se você pretende ficar com o revestimento por bastante tempo, é investir em materiais atemporais.

Ou seja, entra ano, sai ano e eles continuam em alta na decoração de interiores. Um bom exemplo é a madeira, as pedras e a cerâmica. Esses materiais, independente da cor, nunca perdem a atualidade e as chances de você enjoar são pequenas.

Conforto térmico

A sala de estar é um ambiente que pede por conforto em todos os sentidos: visual, sensorial e, é claro, térmico.

Por isso, prefira materiais que tragam esse aconchego. A madeira, mais uma vez, é uma ótima escolha. Além dela, você ainda pode apostar nas pedras, como as rústicas do tipo São Tomé, ou aquelas mais sofisticadas, como o mármore.

Outras boas opções, nesse sentido, são o papel de parede e o tecido.

Tamanho da sala

O tamanho da sala também interfere na escolha do revestimento. Isso porque as salas menores tendem a se harmonizar melhor com revestimentos mais neutros e minimalistas com poucos detalhes e ornamentos, já que esse padrão ajuda a conferir sensação de amplitude para o ambiente.

Estilo decorativo

Por fim, mas ainda super importante, é se atentar para o estilo decorativo da sala antes de optar pelo revestimento.

As salas modernas se harmonizam com revestimentos de tons neutros e poucos detalhes, seguindo uma linha mais minimalista.

Já as salas rústicas aceitam muito bem revestimentos com detalhes maiores. Mas se a sua intenção é criar um ambiente sofisticado, então invista em materiais nobres, como o mármore.

Revestimento para sala: tipos e aplicações

Cerâmica

A cerâmica é uma das primeiras opções de revestimento que passa pela cabeça de qualquer pessoa.

Ela é barata, resistente, durável e pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, tamanhos, formatos e texturas.

Outra vantagem da cerâmica é a facilidade de limpeza e manutenção, além de que ela pode ser aplicada tanto no piso, quanto na parede.

No entanto, a cerâmica exige um profissional capacitado para instalação, isso sem contar a quebradeira, já que a sujeira faz parte desse tipo de revestimento durante a reforma.

Porcelanato

O porcelanato é uma versão moderna e atualizada da cerâmica comum, sendo muito mais resistente e durável.

Uma das maiores vantagens do porcelanato atualmente é a sua versatilidade. Isso porque o material imita com perfeição diversas texturas, especialmente madeira e pedra.

O porcelanato amadeirado, por exemplo, além de ser mais barato do que a madeira natural, ainda tem a vantagem de não exigir manutenção.

Mas você vai precisar de mão de obra especializada para a instalação, ok?

Madeira

A madeira é o revestimento mais utilizado de todos os tempos. Atemporal e cheio de beleza, o material traz acolhimento e conforto para qualquer ambiente, inclusive, a sala de estar.

Uma boa ideia é usar a madeira em forma de painel em uma das paredes, como aquela onde fica a TV. Você ainda pode apostar na madeira, por exemplo, para “sumir” com uma porta, criando um ambiente mais moderno, clean e elegante.

Laminado

Você sabia que é possível usar laminados na parede, assim como no chão? Pois é isso mesmo!

Existem os laminados próprios para instalação no piso, mas também existem os laminados específicos para aplicação na parede.

Eles são uma ótima alternativa a madeira natural, tanto no que diz respeito ao preço, quanto na estética, já que os modelos mais modernos são muito similares a madeira.

Mármore e granito

Para quem está em busca de materiais nobres para o revestimento da sala pode contar com o mármore e o granito.

Essas duas pedras naturais trazem elegância e sofisticação para o ambiente, mas também podem agregar modernidade, especialmente nas versões em cores neutras, como o branco e o preto.

Contudo, vale destacar que tanto o mármore, quanto o granito possuem um alto valor de mercado, isso sem contar a necessidade de mão de obra especializada para instalação.

Pedras rústicas

Mas se você prefere um revestimento rústico para sala, então pode apostar nas pedras naturais brutas, como a São Tomé, por exemplo.

Essas pedras podem ser aplicadas na parede em formato de filete, em peças quadradas ou retangulares e, ainda, em mosaicos.

Tijolinho

Outra boa opção de revestimento rústico para sala são os tijolinhos. Eles podem ser aplicados como revestimento ou, se você tiver a sorte, basta apenas descascar o reboco e deixar os tijolos originais à mostra.

Os tijolinhos vão bem tanto em salas rústicas, quanto em salas modernas, principalmente aquelas em estilo industrial.

Outra vantagem dos tijolinhos é que eles podem receber a cor que você quiser, do branco ao preto, apesar da maioria trazer o tom terroso natural para a decoração.

Gesso

O gesso é um tipo de revestimento muito utilizado para acabamento de paredes.

Além do padrão liso e sem textura, você ainda pode apostar no revestimento de gesso 3D, um dos mais populares do momento.

Existem diversos tipos de texturas diferentes para escolher, desde formas geométricas até inspirações orgânicas, como folhas e flores.

Depois do gesso instalado você ainda tem a possibilidade de pintá-lo com a cor que desejar. E se desejar um efeito mais dramático, invista em luzes indiretas.

Papel de parede

Quer mudar o visual da parede gastando pouco e de modo rápido? Então escolha o papel de parede. Esse tipo de revestimento é vantajoso principalmente para quem mora de aluguel e não quer ou não pode fazer grandes transformações.

Tecido

O tecido é outra opção de revestimento barato para sala e funciona de modo muito semelhante ao papel de parede. Você mesmo pode aplicar sem nenhum estresse.

O tecido também é muito versátil e você pode escolher entre diversas opções de cores e estampas.

Mas, assim como o papel de parede, a parede que irá receber o tecido precisa estar limpa, lisinha e sem umidade para garantir uma boa fixação e aderência.

Fonte: Decorfácil

« Voltar
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.